sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cuzco, Puno e Copacabana

Alguns dias mais em Cuzco, fomos vistar 4 ruinas que estao bem perto da cidade: Tombomachay, Pukapukara, Q`enqo e Saqsaywaman. Nesta ultima ruina, no meio do passeio comecou uma forte chuva de granizo e eu fiquei nao so molhado como tambem congelado rs as fotos pelos menos valeram a pena... Lugares interessantes, mais um pouco de aprendizado sobre as culturas pre-Incas. No dia seguinte, passeio de carro pelo Vale Sagrado, mais uma vez acordando mega cedo, viajar cansa rsrs, fomos vistar um mercado de artesanias em Chinchero, e tambem mais algumas ruinas Incas e depois seguimos para Ollantaytambo. Este lugar foi um importante ponto para os Incas pois foi neste antigo ponto militar que eles combateram os espanhois, impedindo que eles avancassem ate o Machu Pichu. Subindo muitos degraus, mas depois apreciando a vista fantastica, essas ruinas sao um ponto alto da viagem.

Desta cidade fomos almocar comidas tipicas em em seguida fomos para outras ruinas, de Pisaq. Para chegar ate as ruinas passamos por abismos, escalamos montanhas, atravessamos tuneis Incas, um aventura e tanto. Mas mais uma vez a surpresa foi incrivel, uma vista espetacular, apesar do medo de despencar no abismo rsrs.

De Pisaq, regresso a Cuzco. No dia seguinte pegamos um onibus de 9 horas ate Puno, que fica na beira do Titicaca. Pelo caminho visitamos mais duas ruinas Incas e um museu sobre a civilizacao Pukara, que viveu nos altiplanos do Peru antes da chegada dos Incas

Pudemos ver tambem do ponto mais alto da viagem um nevado com mais de 5700m de altura. A viagem seguiu para Puno, passando por Juliaca, a cidade mais feia que eu ja conheci, e depois de uma tempestade de granizo, chegamos a Puno com chuva e uma temperatura de 5 graus rs

No dia seguinte fizemos um passeio de um dia inteiro de barco, passando pelas ilhas flutuantes de Uros, que sao o maximo, e depois fomos para a Ilha de Taquile. As ilhas flutuantes de Uros sao ilhas que foram construidas pelos peruanos, fazendo enormes montes como um capim aquatico. Eles vivem nestas ilhas a mais de 800 anos se alimentando somente de peixes, aves e capim aquatico. Poderiam abrir um spa inclusive rsrs

A ilha de Taquile tambem e muito interessante pois eles vivem numa especia de comunismo, onde nao ha pessoas mais ricas ou mais pobres, onde nao existe policia, e onde as pessoas sao extremamente fechadas para todo o resto do mundo. Menos o turismo que e o que traz mais dinheiro rsrs

Depois de dois dias em Puno e esta visita as ilhas pegamos um onibus para Copacabana, que ja fica no lado boliviano do Lago Titicaca.

Copacabana e uma cidade pequena, nao necessariamente feia, como muitos haviam me dito, por sinal Puno e umas 10 vezes mais feia que Copacabana.

Desta cidade pode se fazer um passeio de barco para uma ilha chamada Ilha do Sol. Segundo a tradicao Inca, foi nesta ilha que apareceu o primeiro inca, Manco Capac. Chegamos no lado norte da ilha e fizemos uma caminhada de 3 horas ate o lado sul. Vistas incriveis, ruinas pre-Incas, bom acho que eh mais ou menos o mesmo que nos outros lugares...

Amanha a viagem segue para La Paz e no domingo, BRASIL!!! Uhu Nova Iguacu !!!